Sobre a democracia


A democracia muitas vezes significa o poder nas mãos de uma maioria incompetente.
George Bernard Shaw

Até agora, não vi nenhum motivo para discordar do Shaw. Os modelos bonitos não são aplicáveis porque preveem uma sociedade constituída de outro tipo de seres, não sei quais sejam, mas sei que não são os seres humanos.

A democracia não é um sistema político justo, e o sistema econômico chamado capitalismo que vem atrelado a ela certamente não é justo. Mas, na minha humilde opinião, o ser humano não é capaz nem de criar nem de viver em um sistema realmente justo. Daí que a democracia – e até mesmo o capitalismo – talvez seja o máximo de justiça que nós podemos suportar.

Certamente não é justo que seres humanos vivam na miséria. Pelo menos não é justo para todo ser humano. Muitas pessoas dizem que para a maioria viver na miséria é justo sim porque numa democracia todos têm oportunidades e muitos não aproveitam, mas será que esses que não aproveita são maioria mesmo?

Não tenho dados por isso tenho dúvidas. Se fosse chutar, diria que a maioria está na verdade entre aqueles que foram excluídos, ignorados e que não tiveram chance.

Tive muitos alunos assim. Lembro um adolescente que me disse uma vez que gostaria de fazer medicina, gostaria de ser médico legista, mas tinha certeza de que nunca seria. Trabalhava o dia inteiro e estudava à noite, curso noturno de medicina não existe, que eu saiba. Ele não podia parar de trabalhar porque eram pobres, o pai morreu e ele vivia com a mãe e duas irmãs pequenas, a mãe era empregada doméstica e ele trabalhava como operário. Uma vez outros alunos me disseram que havia alguém armado na sala, mostraram a mochila e o volume que tinha dentro parecia mesmo de uma arma das muito grandes, confesso que num primeiro momento senti medo. A mochila era desse aluno e a "arma" era uma furadeira, sua ferramenta de trabalho.

Mudei de estado, nunca mais vi meu aluno, mas quase sempre que penso em falta de oportunidade me lembro dele.

Comentários

  1. Realmente este sistema não tem fluido jogo gostaríamos.. Nossa proposta é boicota-lo, não dar energia... E em parelo construir um que acreditemos...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

GÊNEROS LITERÁRIOS - Angélica Soares

O GUIA DO MOCHILEIRO DAS GALÁXIAS - Douglas Adams

DO GROTESCO E DO SUBLIME de Victor Hugo