O ESTRANGEIRO, Albert Camus



Ele então perguntou se uma "mudança de vida", como ele chamava, não me atraía, e eu respondi que nunca se muda o modo de vida; uma vida era tão boa quanto outra, e a minha atual me serviu muito bem.

Como estudante, tive muita ambição do tipo que ele queria dizer. Mas, quando tive que abandonar meus estudos, logo percebi que tudo aquilo era bem fútil.

Perguntava com muita sinceridade se eu acreditava em Deus. Quando eu disse "Não", ele se sentou indignado na cadeira. Isso era impensável, ele disse; todos os homens creem em Deus, mesmo aqueles que o rejeitam. Disso ele tinha absoluta certeza; se alguma vez chegasse a duvidar disso, sua vida perderia todo o sentido.

Lembrei-me que essa era a ideia favorita de Mamãe — ela estava sempre falando isso — que, com o tempo, as pessoas se acostumam com qualquer coisa.

Então aprendi que, mesmo depois de um dia de experiência do mundo exterior, um homem poderia facilmente viver cem anos na prisão. Ele teria acumulado memórias suficientes para nunca ficar entediado.

Não, não havia outra saída, e ninguém podia imaginar como são as noites na prisão.

Os dois policiais me levaram para uma pequena sala que cheirava a escuridão.

Esta era a mesma hora, mas com uma diferença; Eu estava voltando para uma cela e o que me esperava era uma noite assombrada pelos pressentimentos do dia seguinte. Como se caminhos familiares traçados nos céus de verão pudessem levar tão facilmente à prisão quanto ao sono dos inocentes.

É sempre interessante, mesmo no banco dos réus, ouvir pessoas falando sobre você.

Eu gostaria de ter a chance de explicar a ele, de uma maneira bastante amigável e quase afetuosa, que nunca consegui realmente me arrepender de nada em toda a minha vida. Eu sempre fui muito absorvido no momento presente, ou no futuro imediato, para pensar no passado.

Deveria ter dado mais atenção aos relatos de execuções públicas. Deve-se sempre ter interesse em tais assuntos. Nunca há como saber a que alguém pode chegar.

Então eu vou morrer." Mais cedo do que outras pessoas, obviamente. Mas todo mundo sabe que a vida não vale a pena ser vivida.

Na verdade, nada poderia ser mais claro. Quer fosse agora ou daqui a vinte anos, eu ainda morreria. Já que todos vamos morrer, é óbvio que quando e como não importa.

"Não! Não! Eu me recuso a acreditar. Tenho certeza de que você sempre desejou que houvesse vida após a morte.” Claro que sim, eu disse a ele. Todo mundo tem esse desejo às vezes. Mas isso não tinha mais importância do que desejar ser rico.

Fiz uma última tentativa de explicar que eu tinha muito pouco tempo, e eu não iria desperdiçar em Deus.

Todos seriam condenados a morrer um dia; a sua vez também viria como as dos outros. E que diferença poderia fazer se, depois de ser acusado de assassinato, ele fosse executado porque não chorou no funeral de sua mãe, já que tudo caminha para o mesmo fim?

Com a morte tão próxima, mamãe deve ter se sentido como alguém à beira da liberdade, pronta para recomeçar a vida. Ninguém, ninguém no mundo tinha o direito de chorar por ela.

Olhando para o céu escuro coberto com suas estrelas, pela primeira vez, eu coloquei meu coração aberto para a benigna indiferença do universo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GÊNEROS LITERÁRIOS - Angélica Soares

O GUIA DO MOCHILEIRO DAS GALÁXIAS - Douglas Adams

DO GROTESCO E DO SUBLIME de Victor Hugo