O FIM DA MORTE



— Se os parâmetros do Big Bang tivessem sido sequer um milhão de bilionésimo diferentes, nós não teríamos elementos pesados e, portanto, não teríamos vida. Isso não é uma prova nítida de design inteligente?
— Não sei o suficiente sobre o Big Bang para comentar, mas você se engana quanto ao ambiente na Terra. A Terra gerou a vida, mas a vida também transformou a Terra. O ambiente atual em nosso planeta é resultado das interações entre as duas. Você acha que a vida é apenas uma concha frágil, fina e macia pendurada na superfície deste planeta?
— Não é?
— Só se você ignorar o poder do tempo. Considerando uma quantidade suficiente de tempo, a vida é mais forte do que metal e pedra, mais poderosa que ciclones e vulcões. Plantas, animais e bactérias desempenharam papéis importantes na composição atual da nossa atmosfera. Sem a vida, a atmosfera teria sido muito diferente. É possível que essa atmosfera não fosse capaz de proteger a superfície da Terra contra os ventos solares e raios ultravioleta, e os oceanos evaporariam. Em pouco tempo, o efeito estufa transformaria a atmosfera terrestre em uma cópia da de Vênus. Portanto, a Terra em que vivemos hoje é um lar que a vida construiu para si mesma. Não tem nada a ver com Deus.

A humanidade não é só uma abstração. Para amar a humanidade, é preciso começar amando indivíduos, cumprindo nossa responsabilidade para com as pessoas que amamos.

Tianming morria de medo do espaço. Como todo mundo que estuda viagens espaciais, ele compreendia a natureza sinistra do espaço melhor do que o público em geral. O inferno não ficava na Terra, mas no céu.

Em comparação com os éons que vieram antes, a história da humanidade era apenas um piscar de olhos. Dinastias e eras explodiram como fogos de artifício; a clava de osso lançada ao ar por um macaco se tornou uma nave espacial. Por fim, essa estrada de 3,5 bilhões de anos de comprimento, cheia de desafios e tribulações, parou diante de um ínfimo indivíduo humano, uma única pessoa entre os cem bilhões que já haviam caminhado pela Terra, com um gatilho vermelho na mão.

Agora, era possível uma única linha resumir toda a história da raça humana: saímos da África; caminhamos por setenta mil anos; entramos na Austrália. Na Austrália, a humanidade voltou às suas origens. Mas não haveria outra viagem. Aquele era o fim.

Nunca tinha ouvido uma risada tão sinistra. Havia um toque de prazer masoquista, um entusiasmo por ver tudo despencar para o abismo, um esforço para usar a alegria como disfarce para o terror, até que o terror mesmo se tornasse um luxo.

Fraqueza e ignorância não são barreiras para a sobrevivência, mas a arrogância é.

Se o universo era infinito, então todos os pontos do universo sentiriam o efeito cumulativo da gravidade infinita produzida por uma quantidade infinita de corpos celestes.

— O universo contém multidões — disse Yifan. — Dá para achar todo tipo de “gente” e mundo. Existem idealistas como os Zero-Originários, pacifistas, filantropos, e até civilizações dedicadas exclusivamente à arte e à beleza. Mas esses não são a regra; eles não conseguem alterar a direção do universo.
— É como o mundo dos humanos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GÊNEROS LITERÁRIOS - Angélica Soares

O GUIA DO MOCHILEIRO DAS GALÁXIAS - Douglas Adams

DO GROTESCO E DO SUBLIME de Victor Hugo