Quem sou





"Eu sou eu e minha circunstância". - Ortega y Gasset.


Com essa frase concordo completamente! Primeiro houve algo que não podemos explicar e que veio conosco junto com a vida; para mim esse algo primordial é a nossa herança genética aliada ao que captamos da vida enquanto estávamos no útero; alguns recorrerão à metafísica e à teologia para explicar. Mas, esteja eu certa ou não, o fato é que esse algo ainda não é o EU porque o EU se constrói a partir da relação com o mundo e com as pessoas; talvez esse algo possa ser chamado de um “proto-eu”, mas nunca, na minha opinião, podemos dizer que uma pessoa é uma tábula raza, como quis John Locke. Minha circunstância são minhas relações mediatas e imediatas com as coisas e as pessoas. Essas relações, ou experiências, são passadas pelo filtro dos sentimentos e do modo de ver e de interpretar, isso pode ser talvez chamado de personalidade. Esse filtro (ou personalidade) muda um pouco a cada experiência porque é aquele proto-eu somado a todos os acrescimos anteriores à experiência atual; e a esperiência atual será parte do filtro pelo qual passará a próxima experiência. É por isso que a gente está sempre se modificando, é por isso que o EU é um processo que só se conclui com a morte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GÊNEROS LITERÁRIOS - Angélica Soares

O GUIA DO MOCHILEIRO DAS GALÁXIAS - Douglas Adams

DO GROTESCO E DO SUBLIME de Victor Hugo