O MURO

 


Conto de Jean-Paul Sartre

Mas esse é o problema, eu vejo meu cadáver, isso não é difícil, mas eu sou aquele que vê, com meus olhos. Eu tenho que pensar... pensar que não vou mais ver nada e o mundo continuará para os outros. Nós não somos feitos para pensar isso, Pablo.

Naquele momento, senti que tinha toda a minha vida na minha frente e pensei: "É uma mentira maldita". Ela não valia nada porque estava acabada.

Eu queria dizer a mim mesmo que era uma vida linda. Mas eu não pude julgá-la; foi apenas um esboço; eu passei o meu tempo imitando a eternidade e não tinha entendido nada.

Quando ela olhou para mim, algo passou dela para mim. Mas eu sabia que estava acabado: se ela olhasse para mim agora o olhar ficaria em seus olhos e não me alcançaria. Eu estava sozinho.

Não conseguia pensar sobre a minha morte, mas a enxergava em todos os lugares, nas coisas, no modo como as coisas moviam e mantinha distância,

Várias horas ou vários anos de espera são todos iguais quando você perdeu a ilusão de ser eterno.

Meu corpo, eu via com seus olhos, ouvia com seus ouvidos, mas já não era eu. É preciso muito para intimidar um homem que vai morrer.

Estes homens embolados com suas botas e açoites ainda iriam morrer. Um pouco mais tarde que eu, mas não muito. Sua vida não tinha maior valor que a minha; nenhuma vida tinha valor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GÊNEROS LITERÁRIOS - Angélica Soares

O GUIA DO MOCHILEIRO DAS GALÁXIAS - Douglas Adams

DO GROTESCO E DO SUBLIME de Victor Hugo