CARTA A UMA NAÇÃO CRISTÃ




HARRIS, Sam. Carta a Uma Nação Cristã. Trad. Isa Mara Lando. São Paulo: Companhia das Letras, 2007

Prefácio

A única superpotência mundial da atualidade está perto de ser dominada por eleitores que acreditam que o universo inteiro começou depois da domesticação do cão. pág. 11

Nota ao leitor

A verdade é que muitos que afirmam ter sido transformados pelo amor de Cristo são intolerantes à crítica. pág. 13

É minha esperança que eles também comecem a perceber que o respeito que concedem às crenças religiosas em geral acaba por dar abrigo a extremistas de todas as religiões. pág. 15

Mais da metade da população americana acredita que o cosmos inteiro foi criado há 6 mil anos. Diga-se de passagem que mil anos antes disso os sumérios já tinham inventado a cola. pág. 16

Qualquer pessoa que se preocupe com o destino da civilização faria bem em reconhecer que a combinação de um grande poder com uma grande estupidez é simplesmente aterrorizante, até para os amigos. pág. 116

Carta a uma nação cristã

As questões morais são questões de felicidade e sofrimento. É por isso que eu e você não temos obrigações morais em relação às pedras. pág. 25

Qualquer pessoa que acredite que a Bíblia oferece a melhor orientação possível em assuntos de moralidade tem ideias muito estranhas – ou sobre orientação, ou sobre moralidade. pág. 29

Embora os abolicionistas do século XIX estivessem moralmente certos, estavam do lado perdedor da discussão teológica: “Aquilo que Deus autorizou no Velho Testamento e permitiu no Novo, não pode ser pecado” – Reverendo Richard Fuller em 1845 - pág. 31

Dos 10 mandamentos (Êxodo 20,2-17), os primeiros quatro não têm nada a ver com moral. 5 a 9 de fato tratam de moral, admoestações desse tipo são encontradas em praticamente todas as culturas, em toda a história humana registrada. pág. 33

É um fato científico que emoções morais – tais como o senso de justiça ou o horror à crueldade – precedem qualquer contato com as escrituras. pág. 34

E o que devemos pensar do fato de que, ao encerrar seu tratado, o criador do nosso universo não conseguiu pensar em nenhuma preocupação humana mais premente e duradoura do que cobiçar escravos e animais domésticos? pág. 34

Mahavira, o patriarca jainista, superou a moralidade da Bíblia com uma única frase: “Não ferir, abusar, oprimir, escravizar, insultar, atormentar, torturar ou matar nenhuma criatura ou ser vivo. pág. 35

Em vários pontos dos evangelhos, Jesus nos diz claramente que o amor pode transformar a vida humana. Para assimilar esses ensinamentos em nosso coração, não precisamos acreditar que ele nasceu de uma virgem, ou que ele voltará para a terra como um super-herói. pág. 36

Um dos efeitos mais perniciosos da religião é que ela tende a divorciar a moral da realidade do sofrimento dos seres humanos e dos animais. pág. 36

Isso explica por que cristãos como você gastam mais energia “moral” fazendo oposição ao aborto do que lutando contra o genocídio. Explica por que você está mais preocupado com os embriões humanos do que com a possibilidade de salvar vidas, oferecida pela pesquisa com células-tronco. E explica por que você é capaz de pregar contra o uso da camisinha na África subsaariana, enquanto milhões de pessoas morrem de aids nessa região a cada ano. pág. 37

Ao que parece, aliviar o sofrimento está bem lá embaixo na sua lista de prioridades. Pelo visto, a sua principal preocupação é que o criador do universo ficará ofendido com algo que as pessoas fazem quando estão nuas. E essa sua mentalidade pudica contribui, diariamente, para o excesso de infelicidade humana. pág. 37

Seus escrúpulos acerca da pesquisa com células-tronco são igualmente obscenos. pág. 39

É quase impossível exagerar as perspectivas promissoras dessa pesquisa. É verdade, claro que a pesquisa com células-tronco embrionárias acarreta a destruição de embriões humanos de três dias de idade. É com isso que você se preocupa. pág. 39-40

Existem, para efeito de comparação, mais de 100 mil células no cérebro de uma mosca. Os embriões humanos que são destruídos nas pesquisas com células-tronco não têm cérebro, nem sequer neurônios. Se você está preocupado com o sofrimento que ocorre neste universo, matar uma mosca deveria lhe apresentar dificuldades maiores do que matar um blastocisto humano. pág. 40

Cada vez que você coça o nariz, já cometeu um holocausto de seres humanos em potencial. pág. 40

Mas vamos admitir, por enquanto, que cada embrião humano de três dias de idade tem uma alma merecedora de nossa preocupação moral. Os embriões nesse estágio por vezes se dividem, tornando-se duas pessoas separadas. Será que nesse caso uma só alma se dividiu em duas? Por outro lado, às vezes dois embriões se fundem em um único indivíduo chamado “quimera”. Talvez você, ou alguém que você conhece, tenha se desenvolvido dessa maneira. Não há dúvida de que em algum lugar, neste momento, há teólogos se esforçando para decidir o que acontece com a alma humana em um caso assim. pág. 40-41

Será que já não é hora de reconhecermos que essa aritmética de almas não faz nenhum sentido? pág. 41

Sua resistência à pesquisa com células-tronco embrionárias é, na melhor das hipóteses, mal informada. pág. 41

A verdade moral aqui é óbvia: qualquer pessoa que creia que os interesses de um blastocisto podem prevalecer sobre os interesses de uma criança com uma lesão na espinha dorsal está com seu senso moral cegado pela metafísica religiosa. O vínculo entre a religião e a “moral” – tão proclamado e tão poucas vezes demonstrado – fica aqui totalmente desmascarado, tal como acontece sempre que o dogma religioso prevalece sobre o raciocínio moral e a compaixão genuína. pág. 42

Se é verdade que os missionários fazem muitas coisas nobres, com grandes riscos para si mesmos, o fato é que seu dogmatismo dissemina a ignorância e a morte. pág. 43

Sabe-se de casos em que missionários cristãos pregaram que usar preservativo é pecado, em localidades onde não há nenhuma outra informação acerca do assunto. Esse tipo de crença é genocida. pág. 43

Nem é preciso dizer que, se a doutrina da Igreja mudar em consequência dessas piedosas deliberações, isso não será sinal de que a fé é sábia, e sim de que um de seus dogmas se tornou insustentável. pág. 43

A compaixão de madre Tereza estava muito mal calibrada, se matar um feto no primeiro trimestre a perturbava mais do que todo o sofrimento que ela testemunhou nesta Terra. pág. 45

Se você se preocupa com o sofrimento humano, o aborto deveria ficar bem no fim da sua lista de preocupações. pág. 45

É claro que a posição da Igreja a respeito do aborto não leva em conta os detalhes da biologia, assim como não leva em conta a realidade do sofrimento humano. Já foi estimado que 50% de todas as concepções humanas terminam em aborto espontâneo, em geral sem que a mulher sequer perceba que estava grávida. Na verdade, 20% de todos os casos de gravidez reconhecidos terminam em aborto espontâneo. Existe aqui uma verdade óbvia e gritante: se Deus existe, ele é o mais prolífico de todos os praticantes de abortos. pág. 46

O antissemitismo que construiu os campos de morte dos nazistas foi herança direta do cristianismo medieval. pág. 49

O próprio Vaticano perpetuou a calúnia de sangue em seus jornais até 1914, e tanto a Igreja católica como a protestante têm um passado vergonhoso de cumplicidade com o genocídio nazista. pág. 49

Já é hora de cristãos como você pararem de fingir que uma rejeição nacional da sua fé acarreta a adoção cega do ateísmo como dogma. pág. 49

Não conheço nenhuma sociedade na história humana que jamais tenha sofrido porque seu povo passou a ansiar por provas concretas para suas crenças fundamentais. pág. 50

Os Estados Unidos são o único país, entre as democracias ricas, com alto nível de adesão à religião; e também o que mais sofre com altos índices de homicídio, aborto, gravidez adolescente, doenças sexualmente transmissíveis e mortalidade infantil. pág. 50

Três das cinco cidades mais perigosas dos Estados Unidos ficam no piedoso estado do Texas. pág. 151

Essas estatísticas provam que o ateísmo é compatível com as aspirações básicas de uma sociedade civil; e também provam, de maneira conclusiva, que a crença generalizada em Deus não garante a saúde de uma sociedade. pág. 51-52

Considere a proporção entre a remuneração dos executivos de mais alto escalão e o salário médio pago aos funcionários das mesmas empresas: na Grã-Bretanha, é de 24:1; na França, 15:1; na Suécia, 13:1; nos Estados Unidos, onde 80% da população espera ser chamada diante de Deus no Dia do Juízo Final, é de 475:1. Pelo visto, parece que muitos camelos esperam passar com facilidade pelo buraco de uma agulha. pág. 52

As provas indicam que as religiões são não apenas falsas como também perigosas. pág. 53

Você usa a sua própria intuição moral para concluir que a Bíblia é a garantia apropriada da sua intuição moral. Seu raciocínio é circular. pág. 54

Podemos ter uma conversa do século XXI acerca da moral e do bem-estar humano ou então podemos nos confinar a uma conversa do século I, tal como preservada na Bíblia. Por que alguém haveria de querer adotar a segunda opção? pág. 55

O ateísmo não é uma filosofia; não é sequer uma visão do mundo; é simplesmente o reconhecimento do óbvio. pág. 56

O ateísmo nada mais é do que os ruídos que pessoas razoáveis fazem diante de crenças religiosas não justificadas. pág. 56

Já é hora de reconhecermos o ilimitado narcisismo e autoengano desses que foram salvos. Já é hora de reconhecermos que é uma verdadeira desgraça que os sobreviventes de uma catástrofe acreditem que foram poupados por um Deus amoroso, enquanto esse mesmo Deus afogava bebês em seus berços. Quando parar de revestir a realidade do sofrimento do mundo com fantasias religiosas, você sentirá até os ossos como a vida é preciosa – e que é uma grande infelicidade que milhões de seres humanos sofram tanto quando sua felicidade é abruptamente cortada, das maneiras mais horríveis, sem nenhum bom motivo. pág. 58

Se Deus existe, ou Ele não pode fazer nada para impedir as mais terríveis calamidades, ou então Ele não tem interesse nisso. Portanto, ou Deus é impotente, ou então é mau. Você pode agora ser tentado a executar a seguinte pirueta: Deus não pode ser julgado pelos critérios humanos de moral. Mas já vimos que os critérios humanos de moral são exatamente aqueles que você utiliza para afirmar a bondade de Deus. E qualquer Deus que se preocupe com coisas tão triviais como o casamento gay, ou o nome pelo qual Ele deve ser chamado nas orações, não é tão inescrutável assim. pág. 59

Se Deus existe ou não é uma questão sobre a qual a ciência é neutra. pág. 65

Quando se considera a verdade de uma afirmação, ou a pessoa está empenhada em avaliar honestamente as provas e os argumentos lógicos, ou não está. A religião é a única área da nossa vida na qual as pessoas imaginam que se aplica algum outro padrão de integridade intelectual. pág. 66

[grandes mentes da Igreja se reuniram para decidir para onde vão as crianças que não foram batizadas] É possível conceber algum projeto que seja intelectualmente mais infeliz e inútil do que este? Imagine como devem ser essas deliberações. Será que existe a menor possibilidade de que alguém apresente provas indicando qual o destino eterno das crianças não batizadas após a morte? Como pode uma pessoa instruída julgar tal debate se não como uma hilária, aterrorizante e exorbitante perda de tempo? Quando se considera o fato de que essa mesma instituição produz e abriga um exército de elite de molestadores de crianças, todo esse empreendimento começa a exalar uma aura realmente diabólica de energia humana desperdiçada. pág. 67

Todos reconhecem que confiar na “fé” para decidir sobre questões específicas de fatos históricos é ridículo. Já é hora de reconhecermos que a “fé” não é nada mais do que a licença que as pessoas religiosas dão umas às outras, para continuar acreditando, quando não há razões para acreditar. pág. 67

A religião é a única área do nosso discurso na qual se considera nobre fingir ter certeza. pág. 68

Se você duvida de que o ser humano evoluiu a partir de espécies anteriores, também pode duvidar de que o Sol é uma estrela. pág. 68

Se Deus criou o universo, o que criou Deus? Qualquer ser capaz de criar um mundo complexo deve ser, ele próprio, muito complexo. pág. 72

Qualquer pessoa dotada de honestidade intelectual vai reconhecer que não sabe por que o universo existe. pág. 72

Não existe uma visão do mundo mais repreensível em sua arrogância do que a visão de um crente religioso: o criador do universo se interessa por mim, me aprova, me ama e vai me recompensar depois da morte; minhas crenças atuais, vindas das escrituras, continuarão sendo a melhor expressão da verdade até o fim do mundo; todos os que discordam de mim passarão a eternidade no inferno... pág. 73

Mais de 99% das espécies que já caminharam, voaram ou se arrastaram sobre esse planeta hoje estão extintas. Só esse fato já exclui o designer inteligente. pág. 73

Parece que Deus tem uma predileção ainda maior pelo vírus. Os biólogos avaliam que existem pelo menos dez cepas de vírus para cada espécie animal da Terra. pág. 74

Vírus como o HIV, assim como um amplo espectro de bactérias nocivas, podem ser vistos em seu processo de evolução bem debaixo do nosso nariz, desenvolvendo resistência às drogas antivirais e antibióticas, para prejuízo de todos nós. A evolução prevê e explica esse fenômeno; já o livro do Gênesis, não. pág. 74

"Nosso próprio corpo é testemunha dos caprichos e incompetências do criador". pág. 74

O problema, porém, é que essas explicações imaginárias são compatíveis com qualquer estado em que o mundo se encontre. Qual horrenda tragédia não poderia ser racionalizada dessa forma? E por que você se inclinaria a pensar assim? De que modo essa linha de pensamento é moral?

Muitas pessoas sensatas defendem algo chamado tolerância religiosa. Não há dúvida de que a tolerância religiosa é melhor do que a guerra religiosa, mas ela não deixa de ter seus problemas. pág. 77

A religião agrava e exacerba os conflitos humanos muito mais do que o tribalismo, o racismo ou a política jamais poderiam fazer. pág. 77

Uma das patologias duradouras da cultura humana é a tendência a criar os filhos ensinando-os a temer e demonizar outros seres humanos com base na fé religiosa. pág. 77

Vemos exemplos recentes nas lutas que hoje atormentam a Palestina (judeus contra muçulmanos), os Balcãs (sérvios ortodoxos contra croatas católicos; sérvios ortodoxos contra muçulmanos bósnios e albaneses), Cachemira (muçulmanos contra hindus), Sudão (muçulmanos contra cristãos e animistas), Nigéria (muçulmanos contra cristãos), Etiópia e Eritreia (muçulmanos contra cristãos), Costa do Marfim (muçulmanos contra cristãos), Sri Lanka (cingaleses  budistas contra tâmeis hinduístas), Filipinas (muçulmanos contra cristãos), Irã e Iraque (muçulmanos xiitas contra muçulmanos sunitas) e o Cáucaso (russos ortodoxos contra muçulmanos chechenos; muçulmanos do Azerbaijão contra armênios católicos e armênios ortodoxos). pág. 78

Quantos arquitetos e engenheiros ainda precisam se chocar contra edifícios a seiscentos quilômetros por hora até que reconheçamos, para nós mesmos, que a violência da jihad não é apenas questão de educação, pobreza ou política? pág. 79

Em toda a Europa, muitas comunidades muçulmanas se mostram poucos inclinadas a adquirir os valores seculares e cívicos dos países que as recebem; e, contudo, elas exploram esses valores ao máximo, exigindo tolerância para a sua misoginia, seu antissemitismo e o ódio religioso constantemente  pregado em suas mesquitas. pág. 80

A ideia de que o islã é uma “religião de paz que foi dominada por extremistas” é uma fantasia – e agora uma fantasia especialmente perigosa. pág. 81

Os muçulmanos devotos são convencidos – tanto quanto você – de que a religião deles é perfeita e que qualquer desvio leva diretamente ao inferno. pág. 82

Se algum dia chegarmos a transcender nossa confusão religiosa, lembraremos deste período da história humana com horror e espanto. pág. 83

A verdade é que algumas das crenças que você mais acalenta são tão constrangedoras quanto aquelas que enviaram o último navio negreiro para a América no ano de 1859 (o mesmo ano em que Darwin publicou A origem das espécies).

Só então o costume de criar nossos filhos para acreditar que são cristãos, muçulmanos ou judeus será considerado como aquilo que ele realmente é: uma prática obscena e ridícula. pág. 83

Você tem razão, é claro, ao acreditar que existe algo mais na vida do que simplesmente compreender a estrutura e o conteúdo do universo. Mas isso não torna mais respeitáveis as afirmações injustificadas (e injustificáveis) acerca desse conteúdo. pág. 84

Podemos dizer que a religião já serviu a um propósito importante. Isso não indica, porém, que ela sirva a um propósito importante hoje. pág. 85

O fato de que a religião pode nos ter servido para alguma função necessária no passado não exclui a possibilidade de que hoje ela seja o maior impedimento para a construção de uma civilização global. pág. 85

Não-crentes como eu se postam junto a você, mudos de espanto diante das hordas muçulmanas que gritam slogans pedindo a morte para países inteiros, habitados por pessoas vivas. Mas também nos postamos mudos de espanto diante de você – pela maneira como você nega a realidade tangível, pelo sofrimento que cria ao servir aos seus mitos religiosos e pelo seu apego a um Deus imaginário. Esta carta foi uma manifestação de espanto – e, talvez, de um pouquinho de esperança. pág. 86



"Também vale notar que é possível obter um doutorado em qualquer ramo da ciência com a única finalidade de fazer um uso cínico da linguagem científica, no esforço de racionalizar as gritantes deficiências da Bíblia. Parece que um punhado de cristãos já fez isso" [...] "embora essas pessoas sejam, tecnicamente, "cientistas", não estão se portando como cientistas"
"Muitos cristãos que desejam lançar dúvidas sobre a verdade da evolução agora defendem algo chamado "Design Inteligente" (DI)" [...] O problema do DI é que ele não passa de um programa de defesa de ideias políticas e religiosas, disfarçado de ciência"


"os adeptos do DI costumam argumentar [...] mais ou menos assim: Tudo o que existe tem uma causa; o espaço e o tempo existem; portanto, o espaço e o tempo devem ter sido causados por alguma coisa que fica fora do espaço e do tempo, e, contudo, mantém o poder de criar, é Deus" [...] mesmo que concordemos com as afirmações básicas desse argumento (cada uma das quais exige muito mais discussão do que os teóricos do DI reconhecem), a conclusão final não se segue logicamente. Quem pode dizer que a única coisa capaz de fazer surgir o espaço e o tempo é um ser supremo? Mesmo que aceitemos que o nosso universo tinha de ser projetado por um "projetista", isso não indicaria que esse projetista é o deus bíblico, nem que ele aprova o cristianismo".
"Conta-se que o biólogo J.B.S. Haldane disse que, se existe um deus, "Ele tem uma predileção extraordinária pelos besouros"" [...] "a verdade é que, embora haja cerca de 350 mil espécies de besouros, parece que deus tem uma predileção bem maior pelos vírus, os biólogos avaliam que existem pelo menos dez cepas de vírus para cada espécie animal da terra" [...] Vírus como o HIV, assim como um amplo espectro de bactérias nocivas, podem ser vistos em seu processo de evolução debaixo do nosso nariz, desenvolvendo resistência às drogas antivirais e antibióticas, para prejuízo de todos nós. A Evolução prevê e explica esse fenômeno; já o livro do Gênesis, não"
Todos os trechos acima foram extraídos do livro Carta a Uma Nação Cristã, de Sam Harris. 


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