CARTA A UMA NAÇÃO CRISTÃ
HARRIS, Sam. Carta a Uma Nação Cristã. Trad. Isa Mara
Lando. São Paulo: Companhia das Letras, 2007
Prefácio
A única
superpotência mundial da atualidade está perto de ser dominada por eleitores
que acreditam que o universo inteiro começou depois da domesticação do cão.
pág. 11
Nota ao leitor
A
verdade é que muitos que afirmam ter sido transformados pelo amor de Cristo são
intolerantes à crítica. pág. 13
É minha
esperança que eles também comecem a perceber que o respeito que concedem às
crenças religiosas em geral acaba por dar abrigo a extremistas de todas as
religiões. pág. 15
Mais da
metade da população americana acredita que o cosmos inteiro foi criado há 6 mil
anos. Diga-se de passagem que mil anos antes disso os sumérios já tinham
inventado a cola. pág. 16
Qualquer
pessoa que se preocupe com o destino da civilização faria bem em reconhecer que
a combinação de um grande poder com uma grande estupidez é simplesmente
aterrorizante, até para os amigos. pág. 116
Carta a uma nação cristã
As
questões morais são questões de felicidade e sofrimento. É por isso que eu e
você não temos obrigações morais em relação às pedras. pág. 25
Qualquer
pessoa que acredite que a Bíblia oferece a melhor orientação possível em
assuntos de moralidade tem ideias muito estranhas – ou sobre orientação, ou
sobre moralidade. pág. 29
Embora
os abolicionistas do século XIX estivessem moralmente certos, estavam do lado
perdedor da discussão teológica: “Aquilo que Deus autorizou no Velho Testamento
e permitiu no Novo, não pode ser pecado” – Reverendo Richard Fuller em 1845 - pág.
31
Dos 10
mandamentos (Êxodo 20,2-17), os primeiros quatro não têm nada a ver com moral.
5 a 9 de fato tratam de moral, admoestações desse tipo são encontradas em
praticamente todas as culturas, em toda a história humana registrada. pág. 33
É um
fato científico que emoções morais – tais como o senso de justiça ou o horror à
crueldade – precedem qualquer contato com as escrituras. pág. 34
E o que
devemos pensar do fato de que, ao encerrar seu tratado, o criador do nosso
universo não conseguiu pensar em nenhuma preocupação humana mais premente e
duradoura do que cobiçar escravos e animais domésticos? pág. 34
Mahavira,
o patriarca jainista, superou a moralidade da Bíblia com uma única frase: “Não
ferir, abusar, oprimir, escravizar, insultar, atormentar, torturar ou matar
nenhuma criatura ou ser vivo. pág. 35
Em
vários pontos dos evangelhos, Jesus nos diz claramente que o amor pode
transformar a vida humana. Para assimilar esses ensinamentos em nosso coração,
não precisamos acreditar que ele nasceu de uma virgem, ou que ele voltará para
a terra como um super-herói. pág. 36
Um dos
efeitos mais perniciosos da religião é que ela tende a divorciar a moral da
realidade do sofrimento dos seres humanos e dos animais. pág. 36
Isso
explica por que cristãos como você gastam mais energia “moral” fazendo oposição
ao aborto do que lutando contra o genocídio. Explica por que você está mais
preocupado com os embriões humanos do que com a possibilidade de salvar vidas,
oferecida pela pesquisa com células-tronco. E explica por que você é capaz de
pregar contra o uso da camisinha na África subsaariana, enquanto milhões de
pessoas morrem de aids nessa região a cada ano. pág. 37
Ao que
parece, aliviar o sofrimento está bem lá embaixo na sua lista de prioridades.
Pelo visto, a sua principal preocupação é que o criador do universo ficará
ofendido com algo que as pessoas fazem quando estão nuas. E essa sua
mentalidade pudica contribui, diariamente, para o excesso de infelicidade
humana. pág. 37
Seus
escrúpulos acerca da pesquisa com células-tronco são igualmente obscenos. pág.
39
É quase
impossível exagerar as perspectivas promissoras dessa pesquisa. É verdade,
claro que a pesquisa com células-tronco embrionárias acarreta a destruição de
embriões humanos de três dias de idade. É com isso que você se preocupa. pág.
39-40
Existem,
para efeito de comparação, mais de 100 mil células no cérebro de uma mosca. Os
embriões humanos que são destruídos nas pesquisas com células-tronco não têm
cérebro, nem sequer neurônios. Se você está preocupado com o sofrimento que
ocorre neste universo, matar uma mosca deveria lhe apresentar dificuldades
maiores do que matar um blastocisto humano. pág. 40
Cada
vez que você coça o nariz, já cometeu um holocausto de seres humanos em
potencial. pág. 40
Mas
vamos admitir, por enquanto, que cada embrião humano de três dias de idade tem
uma alma merecedora de nossa preocupação moral. Os embriões nesse estágio por
vezes se dividem, tornando-se duas pessoas separadas. Será que nesse caso uma
só alma se dividiu em duas? Por outro lado, às vezes dois embriões se fundem em
um único indivíduo chamado “quimera”. Talvez você, ou alguém que você conhece,
tenha se desenvolvido dessa maneira. Não há dúvida de que em algum lugar, neste
momento, há teólogos se esforçando para decidir o que acontece com a alma
humana em um caso assim. pág. 40-41
Será
que já não é hora de reconhecermos que essa aritmética de almas não faz nenhum
sentido? pág. 41
Sua
resistência à pesquisa com células-tronco embrionárias é, na melhor das
hipóteses, mal informada. pág. 41
A
verdade moral aqui é óbvia: qualquer pessoa que creia que os interesses de um
blastocisto podem prevalecer sobre os interesses de uma criança com uma lesão
na espinha dorsal está com seu senso moral cegado pela metafísica religiosa. O
vínculo entre a religião e a “moral” – tão proclamado e tão poucas vezes
demonstrado – fica aqui totalmente desmascarado, tal como acontece sempre que o
dogma religioso prevalece sobre o raciocínio moral e a compaixão genuína. pág.
42
Se é
verdade que os missionários fazem muitas coisas nobres, com grandes riscos para
si mesmos, o fato é que seu dogmatismo dissemina a ignorância e a morte. pág.
43
Sabe-se
de casos em que missionários cristãos pregaram que usar preservativo é pecado,
em localidades onde não há nenhuma outra informação acerca do assunto. Esse
tipo de crença é genocida. pág. 43
Nem é
preciso dizer que, se a doutrina da Igreja mudar em consequência dessas
piedosas deliberações, isso não será sinal de que a fé é sábia, e sim de que um
de seus dogmas se tornou insustentável. pág. 43
A
compaixão de madre Tereza estava muito mal calibrada, se matar um feto no
primeiro trimestre a perturbava mais do que todo o sofrimento que ela
testemunhou nesta Terra. pág. 45
Se você
se preocupa com o sofrimento humano, o aborto deveria ficar bem no fim da sua
lista de preocupações. pág. 45
É claro
que a posição da Igreja a respeito do aborto não leva em conta os detalhes da
biologia, assim como não leva em conta a realidade do sofrimento humano. Já foi
estimado que 50% de todas as concepções humanas terminam em aborto espontâneo,
em geral sem que a mulher sequer perceba que estava grávida. Na verdade, 20% de
todos os casos de gravidez reconhecidos terminam em aborto espontâneo. Existe
aqui uma verdade óbvia e gritante: se Deus existe, ele é o mais prolífico de
todos os praticantes de abortos. pág. 46
O
antissemitismo que construiu os campos de morte dos nazistas foi herança direta
do cristianismo medieval. pág. 49
O
próprio Vaticano perpetuou a calúnia de sangue em seus jornais até 1914, e
tanto a Igreja católica como a protestante têm um passado vergonhoso de
cumplicidade com o genocídio nazista. pág. 49
Já é
hora de cristãos como você pararem de fingir que uma rejeição nacional da sua
fé acarreta a adoção cega do ateísmo como dogma.
pág. 49
Não
conheço nenhuma sociedade na história humana que jamais tenha sofrido porque
seu povo passou a ansiar por provas concretas para suas crenças fundamentais. pág.
50
Os
Estados Unidos são o único país, entre as democracias ricas, com alto nível de
adesão à religião; e também o que mais sofre com altos índices de homicídio,
aborto, gravidez adolescente, doenças sexualmente transmissíveis e mortalidade
infantil. pág. 50
Três
das cinco cidades mais perigosas dos Estados Unidos ficam no piedoso estado do
Texas. pág. 151
Essas
estatísticas provam que o ateísmo é compatível com as aspirações básicas de uma
sociedade civil; e também provam, de maneira conclusiva, que a crença
generalizada em Deus não garante a saúde de uma sociedade. pág. 51-52
Considere
a proporção entre a remuneração dos executivos de mais alto escalão e o salário
médio pago aos funcionários das mesmas empresas: na Grã-Bretanha, é de 24:1; na
França, 15:1; na Suécia, 13:1; nos Estados Unidos, onde 80% da população espera
ser chamada diante de Deus no Dia do Juízo Final, é de 475:1. Pelo visto,
parece que muitos camelos esperam passar com facilidade pelo buraco de uma
agulha. pág. 52
As
provas indicam que as religiões são não apenas falsas como também perigosas. pág.
53
Você
usa a sua própria intuição moral para concluir que a Bíblia é a garantia
apropriada da sua intuição moral. Seu raciocínio é circular. pág. 54
Podemos
ter uma conversa do século XXI acerca da moral e do bem-estar humano ou então
podemos nos confinar a uma conversa do século I, tal como preservada na Bíblia.
Por que alguém haveria de querer adotar a segunda opção? pág. 55
O
ateísmo não é uma filosofia; não é sequer uma visão do mundo; é simplesmente o
reconhecimento do óbvio. pág. 56
O
ateísmo nada mais é do que os ruídos que pessoas razoáveis fazem diante de
crenças religiosas não justificadas. pág. 56
Já é
hora de reconhecermos o ilimitado narcisismo e autoengano desses que foram
salvos. Já é hora de reconhecermos que é uma verdadeira desgraça que os
sobreviventes de uma catástrofe acreditem que foram poupados por um Deus
amoroso, enquanto esse mesmo Deus afogava bebês em seus berços. Quando parar de
revestir a realidade do sofrimento do mundo com fantasias religiosas, você
sentirá até os ossos como a vida é preciosa – e que é uma grande infelicidade
que milhões de seres humanos sofram tanto quando sua felicidade é abruptamente
cortada, das maneiras mais horríveis, sem nenhum bom motivo. pág. 58
Se Deus
existe, ou Ele não pode fazer nada para impedir as mais terríveis calamidades,
ou então Ele não tem interesse nisso. Portanto, ou Deus é impotente, ou então é
mau. Você pode agora ser tentado a executar a seguinte pirueta: Deus não pode ser julgado pelos critérios
humanos de moral. Mas já vimos que os critérios humanos de moral são
exatamente aqueles que você utiliza para afirmar a bondade de Deus. E qualquer
Deus que se preocupe com coisas tão triviais como o casamento gay, ou o nome
pelo qual Ele deve ser chamado nas orações, não é tão inescrutável assim. pág.
59
Se Deus
existe ou não é uma questão sobre a qual a ciência é neutra. pág. 65
Quando
se considera a verdade de uma afirmação, ou a pessoa está empenhada em avaliar
honestamente as provas e os argumentos lógicos, ou não está. A religião é a
única área da nossa vida na qual as pessoas imaginam que se aplica algum outro
padrão de integridade intelectual. pág. 66
[grandes
mentes da Igreja se reuniram para decidir para onde vão as crianças que não
foram batizadas] É possível conceber algum projeto que seja intelectualmente
mais infeliz e inútil do que este? Imagine como devem ser essas deliberações.
Será que existe a menor possibilidade de que alguém apresente provas indicando
qual o destino eterno das crianças não batizadas após a morte? Como pode uma
pessoa instruída julgar tal debate se não como uma hilária, aterrorizante e
exorbitante perda de tempo? Quando se considera o fato de que essa mesma
instituição produz e abriga um exército de elite de molestadores de crianças,
todo esse empreendimento começa a exalar uma aura realmente diabólica de
energia humana desperdiçada. pág. 67
Todos
reconhecem que confiar na “fé” para decidir sobre questões específicas de fatos
históricos é ridículo. Já é hora de reconhecermos que a “fé” não é nada mais do
que a licença que as pessoas religiosas dão umas às outras, para continuar
acreditando, quando não há razões para acreditar. pág. 67
A
religião é a única área do nosso discurso na qual se considera nobre fingir ter
certeza. pág. 68
Se você
duvida de que o ser humano evoluiu a partir de espécies anteriores, também pode
duvidar de que o Sol é uma estrela. pág. 68
Se Deus
criou o universo, o que criou Deus? Qualquer ser capaz de criar um mundo
complexo deve ser, ele próprio, muito complexo. pág. 72
Qualquer pessoa dotada
de honestidade intelectual vai reconhecer que não sabe por que o universo existe. pág. 72
Não existe uma visão do mundo mais
repreensível em sua arrogância do que a visão de um crente religioso: o criador do universo se interessa por mim,
me aprova, me ama e vai me recompensar depois da morte; minhas crenças atuais,
vindas das escrituras, continuarão sendo a melhor expressão da verdade até o
fim do mundo; todos os que discordam de mim passarão a eternidade no inferno...
pág. 73
Mais de 99% das espécies
que já caminharam, voaram ou se arrastaram sobre esse planeta hoje estão
extintas. Só esse fato já exclui o designer inteligente. pág. 73
Parece que Deus tem uma predileção
ainda maior pelo vírus. Os biólogos avaliam que existem pelo menos dez cepas de
vírus para cada espécie animal da Terra. pág. 74
Vírus como o HIV, assim como um amplo
espectro de bactérias nocivas, podem ser vistos em seu processo de evolução bem
debaixo do nosso nariz, desenvolvendo resistência às drogas antivirais e
antibióticas, para prejuízo de todos nós. A evolução prevê e explica esse
fenômeno; já o livro do Gênesis, não. pág. 74
"Nosso próprio
corpo é testemunha dos caprichos e incompetências do criador". pág. 74
O problema, porém, é que essas
explicações imaginárias são compatíveis com qualquer
estado em que o mundo se encontre. Qual horrenda tragédia não poderia ser
racionalizada dessa forma? E por que você se inclinaria a pensar assim? De que
modo essa linha de pensamento é moral?
Muitas pessoas sensatas defendem algo
chamado tolerância religiosa. Não há dúvida de que a tolerância religiosa é
melhor do que a guerra religiosa, mas ela não deixa de ter seus problemas. pág.
77
A religião agrava e exacerba os
conflitos humanos muito mais do que o tribalismo, o racismo ou a política
jamais poderiam fazer. pág. 77
Uma das patologias duradouras da
cultura humana é a tendência a criar os filhos ensinando-os a temer e demonizar
outros seres humanos com base na fé religiosa. pág. 77
Vemos exemplos recentes nas lutas que
hoje atormentam a Palestina (judeus contra muçulmanos), os Balcãs (sérvios
ortodoxos contra croatas católicos; sérvios ortodoxos contra muçulmanos bósnios
e albaneses), Cachemira (muçulmanos contra hindus), Sudão (muçulmanos contra
cristãos e animistas), Nigéria (muçulmanos contra cristãos), Etiópia e Eritreia
(muçulmanos contra cristãos), Costa do Marfim (muçulmanos contra cristãos), Sri
Lanka (cingaleses budistas contra tâmeis
hinduístas), Filipinas (muçulmanos contra cristãos), Irã e Iraque (muçulmanos
xiitas contra muçulmanos sunitas) e o Cáucaso (russos ortodoxos contra
muçulmanos chechenos; muçulmanos do Azerbaijão contra armênios católicos e
armênios ortodoxos). pág. 78
Quantos arquitetos e engenheiros ainda
precisam se chocar contra edifícios a seiscentos quilômetros por hora até que
reconheçamos, para nós mesmos, que a violência da jihad não é apenas questão de
educação, pobreza ou política? pág. 79
Em toda a Europa, muitas comunidades
muçulmanas se mostram poucos inclinadas a adquirir os valores seculares e
cívicos dos países que as recebem; e, contudo, elas exploram esses valores ao
máximo, exigindo tolerância para a sua misoginia, seu antissemitismo e o ódio
religioso constantemente pregado em suas
mesquitas. pág. 80
A ideia de que o islã é uma “religião
de paz que foi dominada por extremistas” é uma fantasia – e agora uma fantasia
especialmente perigosa. pág. 81
Os muçulmanos devotos são convencidos –
tanto quanto você – de que a religião deles é perfeita e que qualquer desvio
leva diretamente ao inferno. pág. 82
Se algum dia chegarmos a transcender
nossa confusão religiosa, lembraremos deste período da história humana com
horror e espanto. pág. 83
A verdade é que algumas das crenças
que você mais acalenta são tão constrangedoras quanto aquelas que enviaram o
último navio negreiro para a América no ano de 1859 (o mesmo ano em que Darwin
publicou A origem das espécies).
Só então o costume de criar nossos
filhos para acreditar que são cristãos, muçulmanos ou judeus será considerado
como aquilo que ele realmente é: uma prática obscena e ridícula. pág. 83
Você tem razão, é claro, ao acreditar
que existe algo mais na vida do que simplesmente compreender a estrutura e o
conteúdo do universo. Mas isso não torna mais respeitáveis as afirmações
injustificadas (e injustificáveis) acerca desse conteúdo. pág. 84
Podemos dizer que a religião já serviu
a um propósito importante. Isso não indica, porém, que ela sirva a um propósito
importante hoje. pág. 85
O fato de que a religião pode nos ter
servido para alguma função necessária no passado não exclui a possibilidade de
que hoje ela seja o maior impedimento para a construção de uma civilização
global. pág. 85
Não-crentes como eu se postam junto a
você, mudos de espanto diante das hordas muçulmanas que gritam slogans pedindo
a morte para países inteiros, habitados por pessoas vivas. Mas também nos
postamos mudos de espanto diante de você
– pela maneira como você nega a realidade tangível, pelo sofrimento que cria ao
servir aos seus mitos religiosos e pelo seu apego a um Deus imaginário. Esta carta
foi uma manifestação de espanto – e, talvez, de um pouquinho de esperança. pág.
86
"Também vale notar
que é possível obter um doutorado em qualquer ramo da ciência com a única
finalidade de fazer um uso cínico da linguagem científica, no esforço de
racionalizar as gritantes deficiências da Bíblia. Parece que um punhado de
cristãos já fez isso" [...] "embora essas pessoas sejam,
tecnicamente, "cientistas", não estão se portando como
cientistas"
"Muitos cristãos
que desejam lançar dúvidas sobre a verdade da evolução agora defendem algo
chamado "Design Inteligente" (DI)" [...] O problema do DI é que
ele não passa de um programa de defesa de ideias políticas e religiosas,
disfarçado de ciência"
"os adeptos do DI
costumam argumentar [...] mais ou menos assim: Tudo o que existe tem uma causa;
o espaço e o tempo existem; portanto, o espaço e o tempo devem ter sido
causados por alguma coisa que fica fora do espaço e do tempo, e, contudo,
mantém o poder de criar, é Deus" [...] mesmo que concordemos com as
afirmações básicas desse argumento (cada uma das quais exige muito mais
discussão do que os teóricos do DI reconhecem), a conclusão final não se segue
logicamente. Quem pode dizer que a única coisa capaz de fazer surgir o espaço e
o tempo é um ser supremo? Mesmo que aceitemos que o nosso universo tinha de ser
projetado por um "projetista", isso não indicaria que esse projetista
é o deus bíblico, nem que ele aprova o cristianismo".
"Conta-se que o
biólogo J.B.S. Haldane disse que, se existe um deus, "Ele tem uma
predileção extraordinária pelos besouros"" [...] "a verdade é
que, embora haja cerca de 350 mil espécies de besouros, parece que deus tem uma
predileção bem maior pelos vírus, os biólogos avaliam que existem pelo menos
dez cepas de vírus para cada espécie animal da terra" [...] Vírus como o
HIV, assim como um amplo espectro de bactérias nocivas, podem ser vistos em seu
processo de evolução debaixo do nosso nariz, desenvolvendo resistência às
drogas antivirais e antibióticas, para prejuízo de todos nós. A Evolução prevê
e explica esse fenômeno; já o livro do Gênesis, não"
Todos os trechos acima
foram extraídos do livro Carta a Uma Nação Cristã, de Sam Harris.
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