O ROMANCE PICARESCO - Mario González

 
O ROMANCE PICARESCO


GONZÁLES, Mário.  O romance picaresco, Ática, São Paulo, 1988

    ... forma narrativa diferente. Nela ... os próprios protagonistas — na maioria dos casos — contam suas vidas de marginalizados em luta pela sobrevivência. (p.5)
    O texto não mais será a expressão do que acontece a alguém, mas do homem existindo no que acontece. (p.10)
    Pode-se ler no lazarilho apenas uma série de histórias engraçadas, mas também poder-se-á pensar que a obra é portadora de uma denúncia não explícita. (p.10)
    ... nos defrontamos com o típico narrador protagonista; (p.10)
    No entanto, há falas que podem ser isoladas como pertencente à visão à posteriori do narrador e que estão não no tempo do enunciado, mas, da enunciação. (p.11)
    Culmina, assim, o propósito de se derrubar os mitos da heroicidade ... A partir da  “desonra” pessoal, Lásaro se lança a desmistificar uma sociedade baseada no conceito de honra. (p.11/ 12)
    ... a cr’tica da sociedade contemporânea ... viria a ser depois um dos traços comuns a todos os romances chamados picarescos. (p.14/15)
    ... ajudante de cozinha ou  “pícaro” (p.19)
    ... a noção de pícaro pode ser considerada uma novidade do Gusmán. No Lazarilho o termo não aparecia e passaria a ser aplicado a Lázaro em função das suas semelhanças com a personagem de Mateo Alemán. (p.21)
    É muito difícil, separar, na obra, Mateo Alemán do autor implícito e este do narrador; (p.25)
    ... é um mecanismo que transporta para o texto literário a inversão de hierarquias própria do carnaval. Essa carnavalização da literatura, estudada por Mikhail Bakhtin, é um dos traços característicos da pecaresca e tem nesta obra de Quevedo um dos seus pontos culminantes. (p.34/35)
    ... “picaresco” ... registra o Novo Aurélio  “burlesco, cômico, ridículo” (p.38)
    ... mais de 430 anos após a aparição do Lazarilho, ainda não haja um consenso sobre o romance sobre o romance picaresco e muito menos uma  “definição”. (p.38)
    Mas nenhum crítico arrisca uma definição. ... a picaresca é produto de um momento histórico espanhol irrepetível. (p.39/40)
    ... entendemos que, para se falar em romance picaresco, é necessário levar em conta duas coisas: primeiro ... devamos entendê-la como um processo. (p.40)
    ... a picaresca ... deve ser vista como um intertexto; (p.40)
    ... é imprescindível estabelecer períodos para o romance picaresco, ... que se apoia em sucessivas transgressões da(s) fórmula(s) anteriores; (p.40)
    ... é um reflexo mediado de uma realidade e não pode ser confundido com a mesma ... não pode ser reduzido a efeito de uma única causa. (p.40)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GÊNEROS LITERÁRIOS - Angélica Soares

O GUIA DO MOCHILEIRO DAS GALÁXIAS - Douglas Adams

DO GROTESCO E DO SUBLIME de Victor Hugo